sábado, 26 de junho de 2010

A saída para os filhos de FHC seria Marina Silva?


Serra e Marina: objetivo comum é conter avanço de Dilma Rousseff - foto recortada do Conversa Afiada

Quando o PSDB anunciou o senador Álvaro Dias (PR) como vice do candidato tucano numa chapa ‘puro sangue’ expôs mais claramente a crise que vive a oposição. É bem verdade que o anúncio partiu do deputado cassado por corrupção Roberto Jefferson (PTB-RJ) e serviu para medir as reações dos aliados. Esta veio à caráter:

A eleição nós já perdemos, não podemos perder o caráter. Tentaram me isolar, mas não conseguiram apoio

Presidente do DEM, Rodrigo Maia, sobre as eleições e a tentativa do PSDB em emplacar Álvaro Dias como vice de Serra

(Blog do Noblat)

Maurício Dias já escrevera para a Agência Carta Capital (06/10) que Marina está sendo usada pela mídia para tentar conter o avanço de Dilma Rousseff e ajudar o tucano na corrida presidencial. Hoje, a colunista Míriam Leitão dá uma contribuição. Disse ela em seu blog:

A grande questão é: por que Marina é crivada de perguntas (Quem pergunta? Não é a mesma imprensa que tenta dar à ela o espaço útil para tentar conter Dilma?) sobre sua fé e não há a mesma ilação sobre o risco de transposição das doutrinas religiosas para as políticas públicas quando o candidato é da religião dominante no país? Aos outros, basta responder afirmativamente à pergunta clássica se acredita em Deus. E nisso aí, há uma hipocrisia: só se aceita como boa a resposta positiva, como se o Brasil não pudesse ser governado por um agnóstico. (Leitão, 2010: O Globo; grifo meu)

O editorial da Carta Maior traz mensagem do deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) criticando duramente a escolha do PSDB. Álvaro Dias já manifestou que pode declinar do convite do partido se o DEM mantiver a posição de deixar a coligação caso os tucanos insistam em chapa puro sangue, posição aceita apenas para a indicação e aceitação do mineiro Aecio Neves, hipótese improvável, dada as circunstâncias do processo eleitoral. Diz o editorial da Carta:

“O poder do Serra de desorganizar as coisas é fora do comum. O Álvaro Dias não acrescenta nada e desagrega muito”. A declaração veiculada pela UOL é do DEMO Ronaldo Caiado, que não aceita uma chapa tucana pura e já sugere romper a aliança do seu partido com o PSDB se o senador paranaense for confirmado na vaga. '...se na campanha nos tratam assim, imagine depois... Eu não ganho votos apoiando o Serra. Eu transfiro votos pra ele', desabafou. Em resumo, a candidatura Serra é uma batata-doce queimando na fogueira eleitoral e ninguém mais bota a mão no fogo por ela'

(Carta Maior; 26-06)

Para piorar as coisas para as intenções tucanas, além da pesquisa nacional CNI-Ibope indicando Dilma 5 pontos à frente de Serra, outra regional, também do Ibope, no Amazonas, indicam

“ampla folga da candidata petista à presidência da República, Dilma Rousseff, no Estado, com 66% das intenções de voto, contra 18% para o candidato tucano [...] A pesquisa foi encomendada pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas, Federação da Agricultura do Estado do Amazonas, Federação do Comércio do Estado do Amazonas, Associação Comercial do Amazonas e Centro da Indústria do Estado do Amazonas. O grau de confiança é de 95% e a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. (Terra, 2010)”

E aí? Para os filhos de FHC seria Marina Silva a saída para conter o avanço de Dilma Rousseff? Ao analisar os números e as tendências, essa mídia pode tentar qualquer coisa que, a meu ver, nada impedirá Dilma de continuar crescendo e tornar-se a primeira presidenta que o Brasil registrará na sua história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário