quarta-feira, 28 de julho de 2010

Todo candidato é Lula

A campanha mostra uma face realmente interessante. Apesar das pesquisas datafolha dar uma ligeira vantagem para o candidato tucano (1 ponto à frente de Dilma Rousseff), parecendo-nos crível que o ex-governador de São Paulo teria uma preferência nacional majoritária, não é o que revela os panfletos, cartazes, placas e faixas de candidatos aliados do tucano.

O Correio Braziliense, numa reportagem de Alana Rizzo, "o material de campanha usado até agora pelos aspirantes aos governos estaduais não prioriza o presidenciável". A repórter afirma que o jornal fez levantamento em 12 Estados e garante que o nome do presidenciável não é destacado no material de campanha.

No Paraná, Beto Richa (PSDB) reservou, apenas, um espaço na página da internet. Em São Paulo (Pasmem!) "sua candidatura ocupa um canto da página, ao lado dos candidatos ao Senado Aloysio Nunes e Orestes Quércia". diz a reportagem.

Rizzo continua a elencar o desastre da candidatura tucana nos estados:

  • No Rio Grande do Sul, a candidata à reeleição Yeda Crusius não ostenta fotos de Serra no comitê central. O mesmo ocorre no segundo maior colégio eleitoral, Minas Gerais. Apenas Antônio Anastasia, candidato ao governo, e Aécio Neves, ao Senado, estão na imagem do QG tucano em Belo Horizonte. O nome do ex-governador de São Paulo aparece — pequeno — em um santinho de Itamar Franco, candidato ao Senado. Destaque mesmo, por enquanto, só em adesivos. O mesmo ocorre no Acre. “No santinho, só tem o governador. O do Serra é um adesivo com o 45”, diz a assessoria de Tião Bocalom, candidato ao governo.
  • Os tucanos contam com Simão Jatene na disputa pelo governo do Pará contra a atual governadora Ana Júlia Carepa (PT). Entretanto, o material do candidato tucano não reforça a candidatura nacional. Até agora só o nome de Jatene ganhou as ruas. Ontem, Serra fez a primeira visita à região Norte desde o início da campanha. Passou o dia em Palmas (TO). Adesivos e fotos ao lado de Siqueira Campos, candidato ao governo, foram distribuídos (Rizzo, Correio Braziliense, 2010).

A pergunta que fica é a seguinte: Se nos Estados os (inclusive) candidatos do PSDB esconde a candidatura do ex-governador, como pode o datafolha ter conseguido 37% das intenções de voto em pesquisa realizada, indicando a liderança tucana na corrida presidencial? O que nos dirá a pesquisa Ibope a ser divulgada nos próximos dias? A conferir.


Estamos elencando os compromissos da candidata Dilma Rousseff. Acompanhe e colabore (não esqueça de nos indicar a fonte)

1- (Radar Político, do Estadão)

+ A petista falou que o então presidente Fernando Henrique Cardoso “proibiu” a construção de escolas técnicas no País. “Nós construímos 249 novas escolas. Eu pretendo levar uma escola técnica a cada município com mais de cinco mil habitantes”.

+ A presidenciável também alfinetou Serra ao dizer que planeja construir uma antiga reivindicação dos potiguares, que é o aeroporto de São Gonçalo, com uma Parceria Público Privada (PPP). “Essa obra é um dos meus compromissos. Essa possibilidade de criar uma zona de exportação é muito importante. Porque o RN é o ponto mais próximo dos EUA e da Europa. Meu adversário disse que é um absurdo construir esse aeroporto. Essa é uma posição errada quando se percebe o tamanho do Brasil” (0s grifos são nossos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário