segunda-feira, 15 de abril de 2013


Hoje me deparei com uma postagem no Facebook do professor universitário Deonísio da Silva (Foto, extraída do Facebook) tecendo loas ao presidente do STF. É claro que seu elogio se deu conforme sua visão de mundo e ideologias subjetivas e ele tem todo o direito de achar que Joaquim Barbosa, presidente do STF, apesar da arrogância e destempero, merece ser elogiado. Mas quando se compartilha destas informações nas Redes Sociais inevitavelmente aparece alguém com pensamento contrário.
Na postagem feita em sua página pessoal (Aqui), Deonísio diz “Todo o apoio ao presidente do STF. Ele ali chegou por mérito e não foi pedir apoio a ninguém…” o que mostra que o professor não conhece a história do encontro no saguão do aeroporto de Brasília de Frei Beto e Joaquim Barbosa, publicado no Tribuna do Vale.
Recentemente José Dirceu deu declarações da abordagem de Luiz Fux, outro ministro do STF, para conseguir ser indicado a alta corte. No período de Fernando Henrique Cardoso na presidência os ministros eram indicados de acordo com o pensamento do governo à época e ninguém questiona isto. Os ministros não chegam ao STF por méritos, mas por indicação política e vai ser assim até que se faça uma Reforma no Sistema Judiciário brasileiro.
E Deonísio encontrou um grupo de seguidores que concordaram com sua opinião, incluíndo aí Janer Cristaldo “um dos jornalistas mais críticos e bem informados” na opinião do professor. Mas eu estava lá pra opinar dizendo “Você tem que parar de ler a revista Veja meu caro professor. Ta corroendo vosso cérebro”. Daí as discussões se seguiram a partir da opinião sobre a revista e embrenhou-se pela história mal contada do mensalão (que ainda está para ser provado, segundo o jornalista Mino Carta):
Janer Cristaldo – Pelo jeito, você está falando do que não conhece e não lê a Veja. A revista nunca repassou essas informações.
Rildo Ferreira – Janer Cristaldo, vou desenhar porque percebi que vc não entendeu porque não consegue mesmo. Eu não disse que a Veja de porcalismo disse que Joaquim Barbosa está lá por seus méritos, disse e repito, quem lê a Veja tem o seu cérebro corroído. Você é a prova concreta disto.
Janer Cristaldo – Se a revista que denuncia com mais vigor as corrupções do PT corrói o cérebro de quem a lê, intuo que você prefere a CartaCapital, o diário oficial do PT.
Deonísio Da Silva – Janer Cristaldo é um dos jornalistas mais mais críticos e bem informados que conheço. Não partilho de tudo o que ele diz ou escreve, naturalmente, como ele tem muitas discordâncias do que digo e escrevo, mas somos amigos e é um erro de análise vinculá-lo a quaisquer correntes. É um dos intelectuais mais independentes. E recomendo que também sejam lidos seus romances, como Ponche Verde. Admiro sua inteligência e fomos parceiros em vários projetos.
Janer Cristaldo – Grato, Deonísio. Estamos vivendo dias em que a careca brilha mais que o cérebro.
Deonísio Da Silva – Daqui a pouco temos que pedir desculpas do currículo que temos, que não falsificamos, como a presidente da República fez no Lattes. E eu, ingênuo, dentro da linha que sempre sigo – conversa clara, trato justo – a defendi pensando que tinha sido um dos assessores que eles têm às pencas o autor da façanha. Janer Cristaldo, sou-lhe grato sempre por seu outro olhar, muito aprendo com ele.
Clique na imagem para visualiza-la
Rildo Ferreira – Bom, então vamos às conclusões: um bem informado jornalista e um professor universitário. Acreditam mesmo nas conclusões do STF sobre a ação penal 470? Quais provas foram apresentadas para justificar o produto do julgamento? O PT é mesmo mais corrupto que o PSDB? Essa revista tem feito jornalismo ético? O que me dizem da defesa intransigente do senador Demóstenes Torres pela revista e das relações umbilicais de Policarpo Jr., editor da revista, com o megacontraventor Carlinhos Cachoeira? Ora, temos visões de mundo diferentes não acham? O que vocês entendem como fonte confiável de informação entendo como fonte manipuladora de subjetividades. E continuo achando que quem lê aquela revista acaba entendendo que os opressores são vítimas e os oprimidos culpados.
Janer Cristaldo – Coitadinho do Zé Dirceu, este injustiçado. Como injustiçados são os mensaleiros, estes probos homens que hoje pagam o ônus de ter apoiado o redentor do Brasil. A Veja é má. Exemplo de bom jornalismo é a CartaCapital, que está em estado terminal e que só sobrevive com aeração das estatais.
Rildo Ferreira – Janer, o bem informado; você não respondeu a nenhum dos questionamentos.
Janer Cristaldo – Quem chama mensalão de ação penal 470 já diz a que vem. É o mesmo que discutir com testemunhas de Jeová.
Daí nem quis mais levar adiante a discussão porque ele não me levava respostas, mas tangenciava por desqualificar o número do processo penal do mensalão, que de tão bem informado que é o jornalista, me pareceu desconhecer que se tratava da mesma coisa: uma pejorativa, criada pela Veja, Organizações Globo, Estadão e afins; outra técnica, linguagem jurídica.
Mas eu quero chamar a atenção de vocês leitores sobre uma das postagens do professor Deonísio quando fala de seu curriculo. Repetindo: “Daqui a pouco temos que pedir desculpas do currículo que temos, que não falsificamos, como a presidente da República fez no Lattes”. Disse ele.
Agora ele me inculcou dúvidas: Dilma falsificou seu currículo na plataforma Lattes?

Nenhum comentário:

Postar um comentário