terça-feira, 4 de maio de 2010

O Globo deturpando fatos

O porcalismo do jornal O Globo

Mais uma vez o jornal o Globo usa do poder que a mídia tem para tentar atingir a candidatura Dilma e tentar alavancar Serra. Desta vez, deturpou uma informação da Secretaria de Imprensa do governo (embora a informação conste na matéria) para confundir o leitor e orientá-lo segundo os interesses da democracia jaboriana defenida no Fórum do Millenium pelos donos das mídias.

O repórter Jailton de Carvalho escreveu em O Globo:

A primeira-dama, Marisa Letícia, usou um Embraer 190, um dos aviões reservas da Presidência da República, para participar de um encontro promovido pela Associação das Mulheres Rurais de Uberaba (Amur), numa das barracas da 76 ExpoZebu, ao lado da ex-ministra e presidenciável petista Dilma Rousseff. O encontro, no qual Dilma fez discurso de candidata , se transformou num ato de apoio à pré-candidata petista. Auxiliares do presidente Luiz Inácio Lula da Silva se confundiram no momento de justificar a viagem da primeira-dama, acompanhada apenas de alguns seguranças, num avião de alto custo.

Primeiro surgiu a explicação de que dona Marisa Letícia viajou de São Paulo a Uberaba apenas para receber uma homenagem da Amur. Em seguida, assessores do Palácio do Planalto divulgaram que a primeira-dama estava em Uberaba como representante do presidente Lula. Ela iria entregar uma carta do presidente aos dirigentes da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), patrocinadora da exposição. Mas, logo depois da explicação, o vice-presidente José Alencar fez um discurso no palco central da exposição para dizer que ele estava ali como representante do presidente.

Cumprindo religiosamente a cartilha do Fórum do Millenium, Carvalho resolve dar outro viés a informação recebida da Secretaria da Presidência e transformou a viagem da primeira dama em apoio a candidatura da Dilma Rousseff.

O Blog do Planalto divulgou nota com o título "de novo O Globo confunde alhos com bugalhos" e tenta consertar o porcalismo sujo que Carvalho e O Globo fazem em ano eleitoral. Disse a nota [íntegra]:

reportagem do jornal O Globo se confundiu na edição de hoje (4/5) ao publicar que a primeira-dama, Marisa Letícia, “usou um avião da Presidência para ir a um encontro da Associação das Mulheres Rurais (Amur) de Uberaba na 1ª ExpoZebu”. Conforme informado ao repórter Jailton Carvalho pelo secretário de Imprensa da Presidência, Nelson Breve, D. Marisa foi a Uberaba representando oficialmente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na abertura da 76ª ExpoZebu, inclusive sendo portadora de uma carta dele justificando sua ausência ao presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), José Olavo Borges Mendes (foto abaixo).

Complementando a informação, foi dito ao repórter do Globo e a outros jornalistas que acompanhavam o evento que ela também participaria de um encontro com lideranças femininas, promovido pela primeira-dama do município, Ângela Mairink, onde estaria acompanhada da ex-ministra Dilma Rousseff, e que almoçaria na Fazenda Mata Velha, onde tradicionalmente o vice-presidente da ABCZ, Jonas Barcelos, oferece uma feijoada no dia de abertura da feira.

O Globo briga com os fatos que confrontam suas teses. Não é uma boa prática de jornalismo. Quem perde com isso são seus leitores, que têm o direito de receber informações corretas, bem apuradas e que reproduzam com fidelidade os fatos que seus sentidos não podem captar e interpretar diretamente.

A tentativa de manipular os fatos não é novidade nO Globo. Esta mídia, por exemplo, esconde as inúmeras besteiras feitas por José Serra que já declarou que o PAC é uma mentira e que não vai levar adiante o programa que já beneficiou milhares de famílias; o ex-governador disse ainda que o Mercosul não é importante e que seria melhor o Brasil fechar acordos com a ALCA; disse ainda, por meio do presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra, que vai acabar com o Bolsa Família, programa que já livrou mais de 26 milhões de famílias da extrema pobreza.

Enquanto O Globo atribuía os problemas dos deslizamentos de Niterói ao governador José Roberto Arruda, em São Paulo atribuía a São Pedro pelas constantes chuvas.

O jornalista Carlos Lindemberg do Jornal Hoje, de Belo Horizonte, escreveu artigo que faz uma reflexão dessa mídia partidarizada mostrando o quanto tentam prejudicar Dilma e proteger Serra. Mesmo sem falar especificamente dO Globo, percebe-se nas suas reflexões a postura adotada pela editoria [Eli Kamel] do que já chamam na internet de jornalixo.

A candidata do PT, Dilma Rousseff, fala uma coisa, e o que vai ao ar é outra. E o que ela não falou vira verdade. Já com o candidato José Serra, do PSDB, acontece o contrário. Ele comete uma gafe, e o que prevalece é a versão maquiada dessa gafe, quando todos correm a acudi-lo. Faz algum tempo, Dilma veio a Belo Horizonte e disse aqui que não via nada de estranho se alguém votasse nela e no governador Antonio Anastasia, até porque ninguém tem o controle do voto do eleitor. Ficou a versão de que Dilma defendeu, em Belo Horizonte, o voto ‘Dilmasia’, uma heresia para os seus críticos. Mas Dilma não defendeu o voto ‘Dilmasia’, brincou com ele e até disse que, talvez, ficasse melhor o ‘Anastadilma’. Uma brincadeira que foi transformada em verdade – e olha que, ao lado dela, estavam dois pretendentes do PT ao Palácio da Liberdade, que, se fosse verdade, seriam os primeiros a reagir [Luiz Nassif].

Não dá pra confiar nO Globo. Como tenho afirmado nesse blog, suas informações mais confundem que informam. Talvez isso explique porque a internet está substituindo o jornal impresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário