quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Inocente ou Astuto?

Ricardo Linhares, novelista da globo, aplicando na prática a cartilha do chefe Marinho.

Fiquei alguns dias sem internet e isso se deu porque a tal OI é uma porcaria de operadora. Infelizmente, na baixada ela é absoluta e exclusiva, não temos alternativa. Estou de volta agora e me deparei no primeiro dia deste mês com um artigo do Ricardo Linhares, novelista da globo, no jornal “O DIA”, outro panfleto de oposição ao governo federal.

Ricardo Linhares é um desses globais que segue fielmente a cartilha do Irineu Marinho, dono da Globo. Nesse artigo ele começa com uma ilação irremediavelmente correta. Diz ele que o presidente tem o direito de receber o visitante que quiser e, àqueles que se opõem a visita que protestem. “Afinal”, diz ele, “vivemos uma democracia”. Nisso não há o que discordar.

Entretanto, mais adiante, um trecho do seu artigo me chamou a atenção. Trata-se de uma leitura que o novelista faz da situação política vivida por Honduras até domingo último, quando houve um processo eleitoral. Nesse trecho, diz Linhares, que “o presidente golpista Manuel Zelaya foi deposto. O governo interino convocou eleições. Orientado por Chávez, Lula hospedou Zelaya na embaixada brasileira e criou o caos no país”.

Puxa! Quanta coisa pra se discutir com tão poucas palavras!

Em primeiro lugar, há uma inversão de conceito quando o autor diz que o “golpista” foi deposto e um governo “interino” convocou eleições. Essa leitura foi a mesma que as organizações Globo, a Folha, o Estadão, a Veja e outras mídias declaradamente de oposição ao governo federal vem fazendo nas últimas semanas. Ora com um pouco de juízo, como foi o caso da Míriam Leitão que “descobriu” que Zelaya sofreu um golpe, ora com muita raiva da posição brasileira que não se curva à ideologia estadunidense. Eu vou aproveitar a ilação desta colonista (de adepta a que o Brasil seja colônia dos norte americanos) para dizer que a leitura do Linhares, e por conseqüência, dos demais órgãos citados, é equivocada. Golpista, como disse Míriam, foi quem mandou colocar a baioneta no peito de Zelaya e obrigá-lo a deixar a presidência e o país sob pena de morte. Zelaya foi vítima de golpe e não o contrário, como quer nos convencer o novelista.

Ele vai adiante e diz que o “governo interino convocou eleições”. Não há incoerência no discurso do “pau-mandado”, mas inverdade no que escreve. Ele deveria escrever o governo "golpista" convocou eleições, talvez para legitimar o golpe. Depois o absurdo! Lula provocou o caos em Honduras porque deu asilo à vítima do golpe na embaixada brasileira! Fala sério, Linhares! O caos, se é que houve caos, foi provocado pelos golpistas e não pelo presidente LULA. O que os colonistas queriam era que LULA se rendesse à política imperialista que eles querem impor na América Latina, sempre em favor dos Estados Unidos. Eles não perceberam, mas os tempos são de mudanças históricas no mundo. As pessoas que deixaram de ser completamente ignorantes, politicamente falando, estão dando novos rumos a política nacional e internacional. Por isso um ex-guerrilheiro foi eleito no Uruguai. É disso que eles tem medo. Da mudança. Do novo. Da esperança. O mundo está mudando com uma inversão nas prioridades e, coitados deles, já não determinam as diretrizes como antes. No fundo, são todos Regina Duarte com verdadeiro pavor da diminuição das desigualdades.

Como cientista político, Linhares é um excelente novelista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário