quarta-feira, 28 de outubro de 2009

OI, um caso de polícia
por Rildo Ferreira

Este texto é um desabafo por causa de uma operadora de telefonia que é uma das campeãs de reclamações na justiça. E o que é pior! Nada muda.

Recentemente tive um problema com o telefone que eu uso (o titular da linha é meu irmão). Um dos operários da operadora mexia nos cabos que eles penduram nos postes de qualquer maneira, o que por si só já merecia uma ação enérgica do poder público, exigindo qualidade neste tipo de serviço, mas como não há exigência nenhuma, eles fazem o serviço de qualquer maneira e ficam estendidos nas ruas das cidades um 'embolado' de fios que poluem visualmente todas as cidades do Estado do Rio de Janeiro. Enquanto o operário trabalhava, fiquei com o telefone mudo, isso durou cerca de hora e meia, mais ou menos, o que não me incomodou, haja vista que havia alguém lá fazendo um serviço. Depois que o operário foi embora o telefone voltou a funcionar, mas não me dei conta de que havia ficado alguma coisa errada por ali, já que não utilizei a linha por algum tempo depois.

À noite, entretanto, quando tentei conectar à internet -EU USO CONEXÃO DISCADA!- percebi um problema: a conexão se completava, mas não se sustentava. Fiquei tentando utilizar o serviço de internet por duas longas horas. Ao fim, desisti.

No domingo continuei tentando até ao meio dia. Depois de tentar sem sucesso, resolvi ligar para um amigo, então percebi que a linha estava com forte ruído. Conhecendo já os tramites todos, troquei as tomadas (terminais), testei outros aparelhos etc., como o ruido permaneceu, liguei para a operadora reclamando do serviço. A atendente tomou as anotações da minha reclamação e me respondeu que o reparo na linha seria feito em até 48 horas.

O reparo aconteceu na quarta feira, dia 28, enquanto eu visitava a dentista. O ruído na linha diminuiu e pude navegar na internet por algum tempo, mas a conexão insistia em não se sustentar, obrigando-me a reconectar em intervalos de 30 ou 40 minutos.

Muito bem. Este foi o meu problema e que pode vir a culminar com um pedido de suspensão do serviço. Não me é possível pagar por um serviço em que sou porcamente atendido.

Agora o inusitado!

Sempre tentei contratar o serviço VELOX da Oi, ÚNICA empresa operadora de telefone na região. Sempre me foi negado com a justificativa de que a região não oferecia condições técnicas para a instalação da Velox.

Muito bem. Depois que o operário da Oi fez o reparo na linha telefônica, na mesma quarta feira fui supreendido com um outro rapaz que não se identificou, apenas disse que era operário da Oi, e me ofereceu a instalação da Velox por parcos R$ 350 (trezentos e cinquenta reais), que, depois de instalada, eu deveria ligar para a Oi para contratar o pacote de serviços Velox.

Peraí, cara pálida!!! Mas não me disseram que era impossível instalar a Velox porque não havia condições técnicas para isso? Como é que pagando uma "taxa por fora" eu consigo a instalação em minha casa? E se pagando a "taxa por fora" eu consigo, porque não consigo pelo serviço oficial da OI, mesmo tendo que pagar uma "taxa" de instalação? Não nos parece suspeito essa engenharia técnica?

Eu quero ir adiante, gritar, exigir direitos etc., mas a quem recorrer neste caso? Não quero denunciar o sujeito que veio me oferecer o serviço por uma "taxa extra", mas a empresa que opera o serviço de telefonia que faculta o surgimento desse tipo de prática. A OI nos deve uma explicação e o poder público tem o dever de cobrar da operadora medidas de atendimento ao cidadão. A não ser que a empresa e o poder público não nos trate a todos os pobres como cidadãos.

Numa tentativa desesperada, deixei uma reclamação na Comissão de Defesa do Consumidor da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro pra ver se tenho meus direitos respeitados. Mas este não é um caso típico de polícia? Alguém torna difícil a aquisição de um serviço pelos meios legais para que outro alguém ganhe dinheiro fácil. A conclusão que chego é que eles não estendem a tal da "viabilidade técnica" exatamente para que alguém ganhe dinheiro fácil com isso.

Para finalizar deixo outra pergunta: por que a Embratel não estende seus serviços à Região, rompendo com monopólio da OI?

Nenhum comentário:

Postar um comentário