segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Bonner no papel de advogado do PIG: "candidata, vamos aproveitar o tempo da melhor maneira..."

Na entrevista que Dilma Rousseff deu hoje ao Jornal Nacional, Bonner mostrou-se verdadeiro advogado do PIG.

Num determinado momento, interrompendo a todo instante a candidata Dilma, tentando desviar o assunto, já que Dilma estava falando do momento próspero do governo LULA, ele não se contém. Sua raiva rompeu com os limites da arcada dentária e não esperou a candidata terminar o raciocínio: vociferou: "candidata, vamos aproveitar o tempo da melhor maneira."

Qual é a melhor maneira de aproveitar o tempo sr. Bonner? Não respondendo às suas perguntas? Ocultando o que de bom fez o governo LULA? Ainda bem que dona Fátima lhe colocou no devido lugar (o que, aliás, corrigido por dona Fátima, o Bonner não falou mais nada).

Abaixo transcrevo como o mal educado do Bonner interrompe dona Dilma.

Dilma Rousseff: Eu acho que o PT não tinha tanta experiência, eu reconheço isso. Ninguém pode achar que um partido como o PT, que nunca tinha estado no governo federal, tivesse, naquele momento, a mesma experiência que tem hoje. Acho que o PT aprendeu muito, mudou, porque a capacidade de mudar é importante.

William Bonner: Candidata, vamos aproveitar o tempo da melhor maneira... O PT tem hoje nas costas oito anos de governo, então é razoável que a gente aborde aqui alguma das realizações. Vamos discutir um pouco o desempenho do governo em algumas áreas, começando pela economia. O governo comemora muito melhoras da área econômica, no entanto, o que a gente observa, é que quando se compara o crescimento do Brasil com países vizinhos, como Uruguai, Argentina, Bolívia, e também com os pares dos Brics, os chamados países emergentes, como China, Índia, Rússia, o crescimento do Brasil tem sido sempre menor do que o de todos eles. Por quê? (grifo meu)

Dilma Rousseff: Eu acredito que nós tivemos um processo muito mais duro no Brasil com a crise da dívida e com o governo que nos antecedeu. Eu acho que o Uruguai e a Bolívia são países, sem nenhum menosprezo, acho que os países pequenos têm que ser respeitados, do tamanho de alguns estados menores no Brasil, que é um país de 190 milhões de habitantes. Nós tivemos um processo no Brasil muito duro. Quando chegamos no governo, a inflação estava fora de controle. Nós tínhamos uma dívida com o Fundo Monetário, que vinha aqui e dava toda a receita do que a gente ia fazer. Nós tivemos que fazer um esforço muito grande para colocar as finanças no lugar e depois, com estabilidade, crescer. Este ano, a nossa discussão é que estamos entre os países que mais crescem no mundo, estamos com a possibilidade de ter uma taxa de crescimento de 7% do Produto Interno Bruto. Sem fazer comparações, a queda da economia na Rússia no ano passado foi terrível. Criamos quase 1,7 milhão de empregos no ano da crise.

Dilma mandou muito bem apesar do Bonner. Só faltou ela dizer que aquela emissora e seus comentaristas econômicos ficaram dias a dizer que crescimento a 7% seria desastroso para o Brasil (será que Bonner não assiste a tv em que trabalha?).

E por que Bonner disse que deveriam aproveitar o tempo da melhor maneira? Primeiro porque perdeu a linha vendo Dilma Rousseff lhe dar um banho de competência; segundo porque Kamel deve ter lhe dito pela escuta (o aparelho que fica na orelha do apresentador e que o produtor fica falando o que o ventríloquo tem que dizer) que devia aproveitar o tempo que tinham para tentar desmoralizar Dilma Rousseff e desqualificar sua candidatura.

Dilma que não é boba nem nada, deu-lhe respostas apropriadas para as perguntas mal formuladas. E ainda levou um pito de dona Fátima para que calasse -e calou!- o restante do tempo da entrevista. Ah, Bonner!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário