terça-feira, 30 de março de 2010


Quem é o bonitão da foto?

Essa pergunta eu me faço por dois motivos: o primeiro é saber se ele é professor ou policial. Sabendo disso o segundo motivo: se é professor, porque não se manifestou ainda elucidando a dúvida de uma enorme massa ávida pela verdade? Se é policial, o que estava fazendo à paisana numa manifestação legítima dos professores de São Paulo? Outra pergunta: se é policial, alguma vez já se perguntou se é este mesmo o seu ideal de policial? Se foi para AGREDIR trabalhadores que ingressou na polícia? Será que ele pensa nos professores, nos seus parcos salários, nas suas péssimas condições de trabalho, quando manda seus filhos para a escola?

Às vezes sou parado em Blitz policiais. Morro de medo! Não sei qual das polícias estão fazendo Blitz. Se é a banda boa ou se são aqueles que agridem, atiram e ameaçam os trabalhadores e fazem acordos com a criminalidade para enriquecimento ilícito, e vejo meninos valentes e arrogantes porque portam uma máquina de morte. Fico imaginando esses caras de frente com bandidos na mesma situação que um cidadão se vê diante de vários deles numa Blitz, ou seja, um diante de vários bandidos e penso se eles manteriam suas posturas arrogantes.

Diante de trabalhadores, porque sabem que lá não há armas para revidar, eles se comportam como sujeitos descerebrados, que em momento algum pensam no outro como um ser humano, trabalhador, que está reivindicando melhoria salarial e de condições de trabalho. E o que é pior é vê-los agindo como se toda violência em nome... (em nome de quê mesmo?) tivesse justificativa.


A FOTO

Uma leitura da imagem feita por duas crianças de 8 e 12 anos.

- É uma policial que está sendo carregada por um homem porque ela torceu o tornozelo, ou está passando mal.

Segundo a revista veja esta policial está FERIDA porque foi “agredida” pelos professores que faziam manifestação no centro de São Paulo. Para a revista a policial está ferida. Então perguntei as crianças se a policial está ferida. Leitura delas:

- Não. Não tem sangue na roupa dela, nem na mão dela... Ela só está passando mal ou torceu o tornozelo.

A polícia já admitiu que o sujeito que carrega a policial é um policial à paisana, embora não souberam explicar o motivo para ele estar lá. Para as meninas ele não é um policial e teve professores que chegaram a dizer que ele era um professor de Osasco. Não é. Digo isso por dois motivos: primeiro. Se fosse professor já teria vindo a público e se colocado como professor. Como é um policial sua missão agora é desaparecer. Ainda bem que já o fotografaram, logo, onde ele for visto agora, será um policial alcagüete infiltrado para descobrir coisas e que não é para combater o crime.

Mas as duas fotos (de Clayton de Souza e Rodrigo Coca) revelam muito mais que uma policial sendo carregada por outro à paisana numa manifestação de professores. Ela, como na leitura das crianças, pode ter tido um mal súbito ao perceber nos professores gente que trabalha e não merece ser tratado como bandido, portanto, o mal evita entrar em conflito com as “ordens superiores”. Ele estava lá sem juízo algum, fazendo um trabalho sujo, que não é o de investigar bandidos, mas trabalhadores que educam as crianças tentando evitar que elas se tornem bandidos (ou policiais). Pelo menos é esta a leitura que temos até que a verdade venha a ser revelada além das fotos.


PERIGO!

Podemos fazer outra leitura com estas fotos e o fato de estar entre os professores um policial à paisana. Estamos prestes a voltar a viver tempos de "caça aos opositores" e uma política repressiva como nos tempos da ditadura. Se é verdade que ele estava lá para conhecer os manifestantes e "tomar as devidas providências", estamos diante de um governador com práticas autoritárias e ditatoriais. Aliás, o que não é nenhuma novidade se considerarmos o tal "Forum do Millenium" em que os palestrantes se mostravam nostalgicos dos tempos da ditadura (ditabranda, para a Folha de São Paulo do Sr. Frias, um dos percursores do Forum do Millenium).

Imaginem Serra presidente!...

A polícia federal deixaria de prender bandidos, fraudadores e corruptos para ficar vasculhando a vida de trabalhadores que se manifestam em defesa do salário e da dignidade profissional. Os partidos de esquerda como o PCdoB, PT, PSTU (?), PCO etc., seriam declarados impróprios para a democracia jaboriana (a do Arnaldo Jabor) e PSDB e DEM seriam declarados únicas legendas permitidas. Dessa leitura, uma conclusão: Serra é um perigo para as instituições democráticas brasileiras.

Agora os professores tem um dever a fazer. Levar as fotos para as salas de aula e pedir a seus alunos que façam uma leitura delas. Lá apresentar a versão vivida e confrontá-las com as apresentadas no Estadão, na Folha de São Paulo e na Veja. Talvez esta seja a única boa lição desse episódio, porque podemos ensinar a esses meninos e meninas que estes veículos não são confiáveis e deturpam a verdade.

2 comentários:

  1. Professor e Policial devem ter um salário de no mínimo 4,5 mil reais e Médicos de 7 mil reais isso é dignidade e eu luto por isso! Agora, Rildo você é um imbecil, não sabe nem ao menos ler a constituição, a PM tem por função a polícia ostensiva, a presença fardada para evitar a pertubação da ordem e é de longe a mais presente nos anseios da sociedade; sou a favor de tirar toda a PM das ruas por apenas um dia e avisar nos jornais, para você ver a importancia dela, o caos será generalizado. Quando a sociedade necessita, não adianta chamar a policia federal, a rodoviária, a civil... é sempre a PM a 1ª a chegar e a mais presente nos anseios da sociedade, mesmo porque não é função direta da federal e da civil. A PM deu um exemplo de cidadania nas suas manifestações por dignidade salarial, não foram armados, não criaram confusões e não descumpriram as leis.
    Em breve serei professor e não um imbecil preconceituoso.

    ResponderExcluir
  2. Manoel,
    Onde está a crítica ao meu artigo? Eu só percebo a ofensa. Eu não disse que a polícia é desnecessária, mas polícia ostensiva não significa atacar trabalhadores que estão lutando por melhores salários e condições dignas de trabalho. Onde está o preconceito nisto? Pelo que pude perceber você é um trol cibernético. Mantenho seu comentário para que percebam quem é o imbecil: o que é criticado ou o que o critica.

    ResponderExcluir