domingo, 7 de março de 2010

Aliado de Serra: “estamos debilitados e desarticulados”.

A contragosto o jornal O Globo publica entrevista com o Jarbas Vasconcelos (PMDB), aliado de José Serra na corrida presidencial [ trecho on-line pode ser lido AQUI ]. Para Vasconcelos, a insistente tentativa de fazer de Aécio vice de Serra foi um equivoco e os danos já causados pela demora de Serra se fazer candidato são incalculáveis. Para Vasconcelos, “O prazo de Serra acabou. Estamos sendo atropelados pelos fatos. O crescimento de Dilma surpreendeu a eles e a nós. É a verdade, não faz mal dizer que estamos debilitados e desarticulados. Isso não são fatores que irão incapacitar uma vitória daqui a sete meses. Havia uma inércia que se justificava até o final do ano. Mas se Dilma teve esse crescimento, é preciso repensar. Ela cresceu mais do que a gente esperava. Se Lula e os dirigentes nacionais do PT se surpreenderam, por que a gente não pode se surpreender? E quem se surpreende tem que tomar uma ação” (O Globo on-line).

Para a blogosfera isso não é novidade. O desequilíbrio da mídia com o Fórum do Millenium mostrou o desespero, a desarticulação e a falta de um discurso que ecoe na sociedade. O grito raivoso de Arnaldo Jabor só reverbera entre os donos da mídia, o que, afinal, é o seu objetivo. Fazendo isso ele garante o emprego dele e massageia o ego de parcos eleitores do PSDB.

Hummm!.. Será?

O artigo [ AQUI ] do Celso Marcondes na Carta Capital me deixou horas a conjecturar: Ele diz que criou-se uma enorme expectativa, com notícias midiáticas diárias durante uma semana, para aquele que seria o ENCONTRO entre José Serra e Aécio Neves “que ocorreria na véspera do maior evento do governo mineiro, a inauguração de sua “Brasília”, a Cidade Administrativa”.

E é verdade! Esperava-se fazer desse encontro o oxigênio ausente na oposição, mas o que se viu – e ouviu – foi uma declaração do governador paulista dizendo que “não descartava a hipótese de sair candidato à presidência” e mais uma vez o governador mineiro dizendo que não sairá candidato a vice.

Marcondes escreve: “Pior que isso, foram os gritos insistentes de parte do público: “Aécio presidente, Aécio presidente!”. Constrangimento geral. A super produção que foi montada pelo mineiro com cara de lançamento de nome da terrinha para presidente, virou saia-justa, pois não deu tempo de combinar com a plateia que não seria de bom tom botar pressão naquele momento”.

Daí que eu fiquei pensando se não foi uma puta jogada política do Aécio essa de levar Serra em terras mineiras para que o povo dissesse quem gostariam de ver candidato a enfrentar Dilma Rousseff, deixando o paulista furioso, envergonhado e mais desnorteado ainda.

Nassif analisa artigo de FHC

No Blog do Nassif tem um post de leitura imperdível. Trata-se de uma análise do artigo de FHC, publicado no Estadão. Abaixo, apenas a análise de duas áreas distintas, mas recomendo a leitura do artigo por inteiro.

Depois, cobra eficiência no programa energético, especificamente no biodiesel. Ei, em que planeta vive FHC? Seu governo abandonou os investimentos em hidrelétricas, deixou de lado a bioenergia, focou exclusivamente em termoelétricas que se mostraram incapazes de atender à demanda. Há uma matriz energética complexa, que tem sido enriquecida pelo gás, pelas energias alternativas (que saltaram de 0,5% para 6% da matriz). O biodiesel tem avançado, sim. Por ser experiência pioneira, com agricultura familiar e com produtos ainda em teste, há cabeçadas. Mas existem usinas funcionando perfeitamente, erros identificados e o programa avançando. Mesmo que não avançasse a contento, é uma gota dentro da matriz energética brasileira.

Defende – com razão – a melhoria da qualidade dos serviços públicos. Mas foi incapaz sequer de entender programas básicos de gestão. Não deu continuidade a nenhum programa de gestão nascido no seu governo.

Fidel poetiza encontro com LULA

No sítio Cuba debate, artigo do Líder cubano Fidel Castro narra encontro com Lula. É um registro histórico e a gente precisa conhecer, guardar e mostrar à posteridade. Entre outras coisas, Fidel declarou:

Una cosa es indiscutible: el obrero metalúrgico se ha convertido actualmente en un estadista destacado y prestigioso cuya voz se escucha con respeto en todas las reuniones internacionales.

A capacidade que LULA tem de transitar entre a extrema esquerda e a extrema direita, falando olhando nos olhos dos seus articuladores, é que deixa louco os ego, superego e o id de FHC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário