sábado, 27 de fevereiro de 2010

e agora?

HUMBERTO COSTA INOCENTADO. E A IMPRENSA ACUSADORA VAI PEDIR DESCULPAS?

Humberto Costa: então ministro da Saúde

Humberto Costa era pré-candidato ao governo de Pernambuco. Sua candidatura estava em plena ascenção quando a PIG resolveu publicar denúncias durante a gestão do então ministro da saúde do governo LULA da existência de uma máfia que roubava nas compras públicas de hemoderivados. Durante a campanha de 2006 ao governo do estado a Polícia Federal anunciou seu indiciamento naufragando suas pretensões ao governo pernambucano.

Hoje (25/2/10) a procuradora Regina Coeli Campos de Meneses, da Procuradoria Regional da 5ª Região:

“Ocorre que, iniciada a fase judicial e realizada a instrução do feito, chega-se à conclusão de que aqueles indícios que serviram de suporte para o recebimento da denúncia não restaram comprovados nesta fase do processo. (…) Em que pese a peça acusatória descrever em detalhes a prática de crimes envolvendo particulares (…) não se pode atribuir ao superior hierárquico a coautoria ou participação nos crimes sem prova contundente de sua colaboração nos supostos atos delituosos (…) é dever do Ministério Público, da mesma forma em que promove a ação penal, entendendo que não há provas suficientes para um juízo condenatório, pedir a absolvição. A função do Ministério Público não se restringe a de mero acusador, pois, em ambas hipóteses de resultado (condenação e absolvição), tem a obrigação de zelar pela aplicação da Lei e dos direitos e garantias fundamentais do acusado.”

Na coletiva à imprensa, Costa disse que “...tinha confiança que mais cedo ou mais tarde esse resultado... (chora.) [...] Não sei como uma pessoa inocente pôde suportar tanta sordidez. Não é uma coisa fácil para o ministério declarar que errou ao editar uma denúncia de forma auspiciosa.”

À época, toda a imprensa saiu debalde a publicar as acusações contra Humberto Costa, hoje pretenso candidato ao senado pelo estado de Pernambuco. Vamos ver se a mesma imprensa terá coragem de publicar a retratação para limpar a imagem da pessoa Humberto Costa.

Fonte: Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário