quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Visões de mundo

Quando ainda no segundo período da faculdade de Pedagogia, conheci um professor de Filosofia que abordou esse assunto. Citando Louis Althusser nos mostrou como a classe que fora hegemônica até tempos bem recentes abolia as visões de mundo das pessoas e incutiam em suas mentes uma nova visão, eurocêntrica, preconceituosa, acomodadora e subserviente.

Sempre recebo emails de um professor que é formado em economia. Como professor é um excelente economista. Dá aulas teletransmitidas de empreendedorismo e já na primeira aula, assustei-me com um vídeo do ex-ministro Paulo Renato falando acerca da educação. Questionei porque Paulo Renato é Secretário de Educação de São Paulo e não do Rio. Ademais, ele foi apresentado como ministro quando o ministro é o Fernando Haddad.

Demorei, mas entendi. Tenho recebido emails desse professor fazendo duras críticas ao governo LULA e à Dilma Russef. Ele tem enviado esses emails para todos os seus ex e atuais alunos da Universidade Estácio de Sá. Suas fontes são aquelas que condenamos aqui na blogosfera: veja, estadão, folha, globo, reinaldo azevedo, diogo mainardi etc.

As respostas que dou ao meu ex-professor foi aquela aprendida lá atrás, no segundo período. Trata-se de visão de mundo. Se ele acha que o Brasil do jeito que está não presta, e neste caso é somente porque está sendo governado por um homem do povo, ele, e este bando de imbecis precisam compreender que a maioria do povo, aqueles que viveram muitos anos se condições dignas de vida, aprenderam a ver criticamente reportagens e comentários, e deixam claro que a visão de mundo que estes defendem não é a mesma que àqueles.

Trata-se de ver o mundo de um ângulo diferente. Até compreendo a gritaria deles, considerando que o que está sendo feito diminui as desigualdades e colocam em xeque a hegemonia que pertencia à eles. Mas o fato é que eles usam a mentira para tentar enganar o povo. A imprensa, na pior das hipóteses, poderia omitir as coisas boas que estão acontecendo e evitar mentir para fazer valer sua ideologia, mas eles fazem exatamente o contrário: além de não dizer o que realmente está acontecendo, ainda fraudam a verdade.

Professor, omiti seu nome (e ainda não sei por quê!), mas quero dizer que sua visão de mundo difere da minha. Suas fontes eu já conheço todas e sei o que pensa cada uma delas. Mas eu já me vacinei e conheci a blogosfera, já ouviu falar?, é uma rica fonte de informação e visões diferenciadas de mundo. É tudo de bom para quem deseja a verdade acima de tudo e crescer como sujeito; ter sucesso sem precisar espezinhar outros.

Para estes que te sustentam com argumentos falhos e mentirosos, blogosfera neles!

Minha humilde sugestão: quando ler um artigo que fale mal deste ou daquele, procure outras informações a respeito antes de tirar suas conclusões ou ficará apenas com a visão de mundo de uma elite preconceituosa, excludente e exploradora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário