terça-feira, 1 de junho de 2010

Reutilizando para um ambiente saudável.



Hoje eu fiquei impressionado com a quantidade de potes de margarina que tenho na minha geladeira. Não se espantem. Não como tanta margarina assim.

Na verdade tenho uma vida muito corrida. Como sou separado, e minha filha de 8 anos vive comigo, preciso de praticidade no meu dia a dia. Trabalho, estudo, faço pesquisa acadêmica, sou dono de casa, amigo, pai, mãe... Vejam que não posso me dar ao luxo de estar no fogão todos os dias a fazer o almoço ou o jantar. Logo, preciso congelar alguma coisa.

Os vilões são arroz, feijão (prontos) e carnes temperadas. Fácil assim: cozinho bastante arroz deixando-0 aldente. Separo em pequenas porções para congelar. O feijão também é assim. Cozinho uma quantidade para uma semana ou mais. As carnes, depois de temperadas, são separadas em porções para duas pessoas e também congeladas. Só legumes e algumas verduras escapam dessa "fria".

Quando chego em casa vou ligeiro ao fogão e coloco em uma panela meia xícara de água e uma porção de feijão para descongelar. O mesmo procedimento faço para o arroz. A carne é cozida, ou assada, ou frita, ou chapeada na hora, assim como os legumes e verduras são igualmente preparadas na hora. Normalmente minha filha vem da escola almoçar comigo em casa e depois retorna.

Antes eu comprava potes que vão ao freezer. Eles não duram muito tempo. Até que um dia, necessitando de um pote a mais, resolvi utilizar um pote de margarina para congelar o feijão. Deu tão certo que parei de comprar potes e passei a guardar os de margarina para reutiliza-los. Hoje são 8 na minha geladeira.

Parece sacanagem né? Mas são 8 potes que deixaram de ir pro lixo simplesmente depois de esvaziados dos seus produtos originais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário