quarta-feira, 16 de junho de 2010

Copa 2014: São Paulo recuou

Copa 2014: E São Paulo não cumpriu o prometido

A pergunta é por quê?

Quando o Brasil se prontificou a sediar a Copa do Mundo em 2014, São Paulo criou um comitê para receber alguns jogos. Surpreendentemente não cumpriu o que prometeu fazer, daí que o ministro dos esportes Orlando Silva dizer que é um problema de São Paulo, não do clube São Paulo, mas da maior cidade da América Latina.

O Ig publicou em sua página na internet que “O clube fez e refez o projeto cinco vezes até conseguir a aprovação da Fifa. Restava apenas comprovar que teria verbas para fazer as obras. Os R$ 400 milhões prometidos em financiamento junto ao Bndes podem não ser suficientes (Ig, 2010)”

O PB agora, site paraibano publica uma nota e atribui ao ministro o seguinte dizer:

“Fico triste que a novela do Morumbi tenha esse desfecho, depois de meses de debate, meses de projeto e de um esforço que o governo fez para viabilizar o orçamento. É inexplicável a situação de São Paulo, a maior cidade do Brasil. Agora a palavra é do comitê paulista, que tem de arrumar uma alternativa para não ficar fora de um evento que vai mobilizar o país – disse o ministro do Esporte Orlando Silva (pbagora, 2010)”.

A meu ver a questão é que o governo de São Paulo e a Prefeitura de São Paulo acham que fazer dar certo e trabalhar para o sucesso de ver o Brasil sediando uma Copa do Mundo é colocar a azeitona na empada do presidente Lula e da candidata do PT Dilma Rousseff. Então faz o seguinte: não investe um centavo na reforma do Morumbi e joga o ônus na conta do governo federal. Se o governo quer São Paulo no roteiro, que disponibilize os recursos necessários, e se não disponibilizar, tentarão, o governo de São Paulo e o Partido da Imprensa Golpista – PIG (Paulo H. Amorim), transferir a responsabilidade de deixar de fora a maior cidade da América Latina.

A CBF emitiu o seguinte comunicado:

“Não foram entregues ao Comitê Organizador Local da Copa do Mundo 2014 (COL), por parte do Comitê da Cidade de São Paulo, as garantias financeiras referentes ao projeto do Estádio do Morumbi aprovado pelo COL/FIFA no dia 14 de maio de 2010.

O Comitê da Cidade de São Paulo enviou ao COL um sexto projeto, que não será examinado.

Sendo assim, fica excluído do projeto da Copa do Mundo de 2014 o Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi (Globo Esportes, 2010)”.

Vamos aguardar o pronunciamento do Comitê Paulista para conjecturar sobre os desdobramentos. Sinto um forte cheiro de boicote paulista nessa questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário