
O demo quer proibir música e a turma mais enrolada que novelo de linha já conseguiu que o YouTube não permitisse que a blogosfera a reproduzisse. Será que vai conseguir? Vamos nos deixar imobilizar pelo demo?
Quando o PSDB anunciou o senador Álvaro Dias (PR) como vice do candidato tucano numa chapa ‘puro sangue’ expôs mais claramente a crise que vive a oposição. É bem verdade que o anúncio partiu do deputado cassado por corrupção Roberto Jefferson (PTB-RJ) e serviu para medir as reações dos aliados. Esta veio à caráter:
A eleição nós já perdemos, não podemos perder o caráter. Tentaram me isolar, mas não conseguiram apoio
Presidente do DEM, Rodrigo Maia, sobre as eleições e a tentativa do PSDB em emplacar Álvaro Dias como vice de Serra
Maurício Dias já escrevera para a Agência Carta Capital (06/10) que Marina está sendo usada pela mídia para tentar conter o avanço de Dilma Rousseff e ajudar o tucano na corrida presidencial. Hoje, a colunista Míriam Leitão dá uma contribuição. Disse ela em seu blog:
A grande questão é: por que Marina é crivada de perguntas (Quem pergunta? Não é a mesma imprensa que tenta dar à ela o espaço útil para tentar conter Dilma?) sobre sua fé e não há a mesma ilação sobre o risco de transposição das doutrinas religiosas para as políticas públicas quando o candidato é da religião dominante no país? Aos outros, basta responder afirmativamente à pergunta clássica se acredita em Deus. E nisso aí, há uma hipocrisia: só se aceita como boa a resposta positiva, como se o Brasil não pudesse ser governado por um agnóstico. (Leitão, 2010: O Globo; grifo meu)
O editorial da Carta Maior traz mensagem do deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) criticando duramente a escolha do PSDB. Álvaro Dias já manifestou que pode declinar do convite do partido se o DEM mantiver a posição de deixar a coligação caso os tucanos insistam em chapa puro sangue, posição aceita apenas para a indicação e aceitação do mineiro Aecio Neves, hipótese improvável, dada as circunstâncias do processo eleitoral. Diz o editorial da Carta:
“O poder do Serra de desorganizar as coisas é fora do comum. O Álvaro Dias não acrescenta nada e desagrega muito”. A declaração veiculada pela UOL é do DEMO Ronaldo Caiado, que não aceita uma chapa tucana pura e já sugere romper a aliança do seu partido com o PSDB se o senador paranaense for confirmado na vaga. '...se na campanha nos tratam assim, imagine depois... Eu não ganho votos apoiando o Serra. Eu transfiro votos pra ele', desabafou. Em resumo, a candidatura Serra é uma batata-doce queimando na fogueira eleitoral e ninguém mais bota a mão no fogo por ela'
(Carta Maior; 26-06)
Para piorar as coisas para as intenções tucanas, além da pesquisa nacional CNI-Ibope indicando Dilma 5 pontos à frente de Serra, outra regional, também do Ibope, no Amazonas, indicam
“ampla folga da candidata petista à presidência da República, Dilma Rousseff, no Estado, com 66% das intenções de voto, contra 18% para o candidato tucano [...] A pesquisa foi encomendada pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas, Federação da Agricultura do Estado do Amazonas, Federação do Comércio do Estado do Amazonas, Associação Comercial do Amazonas e Centro da Indústria do Estado do Amazonas. O grau de confiança é de 95% e a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. (Terra, 2010)”
E aí? Para os filhos de FHC seria Marina Silva a saída para conter o avanço de Dilma Rousseff? Ao analisar os números e as tendências, essa mídia pode tentar qualquer coisa que, a meu ver, nada impedirá Dilma de continuar crescendo e tornar-se a primeira presidenta que o Brasil registrará na sua história.
Roberto Jefferson --deputado cassado e autor das denúncias do escândalo do mensalão do PT--, disse que vai levar a Serra a sugestão para que Benito Gama seja o vice em sua chapa.Ex-deputado, Benito Gama foi presidente da CPI que levou ao impeachment do ex-presidente Fernando Collor, em 1992. Atualmente, ele é o tesoureiro do PTB enquanto Collor, agora senador por Alagoas, é filiado ao PTB."É briga para valer fazer um vice para o PTB", afirmou Jefferson no discurso.Serra, que teve a candidatura oficializada no sábado, ainda não fechou um vice para sua chapa, que até poderia sair do próprio PSDB (Reuters, 2010).
De frente para o senador Mão Santa, do PSC, o presidenciável José Serra admitiu que o piauiense é um dos nomes cotados para ser vice na chapa do PSDB.
“Mão Santa está sendo citado e pode ser o vice. É um bom nome e é gente boa. Vamos ter um bom vice”, disse Serra em Teresina, Piauí, durante entrevista a uma emissora de televisão sendo assistido pelo Mão Santa e o senador Heráclito Fortes (DEM) (cidadeverde.com, 2010)
E para tentar alavancar sua popularidade que anda -Deus do céu!, caindo vertiginosamente, o programa nacional do demotucano o apresentou como um homem de família, coruja, adorado por todos (da família)... Lógico, caramba!!! Se não gostasse da família e esta não gostasse dele, esse sujeito tinha que pedir licença para suicídio pôxa!
Voltando a pesquisa do CaptaVox, os números concretos são os seguintes:
Pesquisa foi realizada no período de 9 a 13 deste mês com 1.182 eleitores. Foram entrevistados eleitores em 50 municípios piauienses.
PRESIDENTE – ESTIMULADA
DILMA ROUSSEF PT 52,5%
JOSÉ SERRA PSDB 30,5%
MARINA SILVA PV 5,8%
PLÍNIO ARRUDA PSOL 0,6%
NULO/BRANCO 3,5%
INDECISOS 7,1%
COMPARAÇÃO NAS ÚLTIMAS PESQUISAS
ABRIL MAIO JUNHO
DILMA 39,8% 47,0% 52,5%
SERRA 32,1% 32,8% 30,5%
MARINA 3,4% 4,3% 5,8%
NULO/BRANCO 5,0% 4,4% 3,5%
INDECISO 10,5% 11,1% 7,1%Fonte: cidadeverde.com, 2010.
A pergunta é por quê?
Quando o Brasil se prontificou a sediar a Copa do Mundo em 2014, São Paulo criou um comitê para receber alguns jogos. Surpreendentemente não cumpriu o que prometeu fazer, daí que o ministro dos esportes Orlando Silva dizer que é um problema de São Paulo, não do clube São Paulo, mas da maior cidade da América Latina.
O Ig publicou em sua página na internet que “O clube fez e refez o projeto cinco vezes até conseguir a aprovação da Fifa. Restava apenas comprovar que teria verbas para fazer as obras. Os R$ 400 milhões prometidos em financiamento junto ao Bndes podem não ser suficientes (Ig, 2010)”
O PB agora, site paraibano publica uma nota e atribui ao ministro o seguinte dizer:
“Fico triste que a novela do Morumbi tenha esse desfecho, depois de meses de debate, meses de projeto e de um esforço que o governo fez para viabilizar o orçamento. É inexplicável a situação de São Paulo, a maior cidade do Brasil. Agora a palavra é do comitê paulista, que tem de arrumar uma alternativa para não ficar fora de um evento que vai mobilizar o país – disse o ministro do Esporte Orlando Silva (pbagora, 2010)”.
A meu ver a questão é que o governo de São Paulo e a Prefeitura de São Paulo acham que fazer dar certo e trabalhar para o sucesso de ver o Brasil sediando uma Copa do Mundo é colocar a azeitona na empada do presidente Lula e da candidata do PT Dilma Rousseff. Então faz o seguinte: não investe um centavo na reforma do Morumbi e joga o ônus na conta do governo federal. Se o governo quer São Paulo no roteiro, que disponibilize os recursos necessários, e se não disponibilizar, tentarão, o governo de São Paulo e o Partido da Imprensa Golpista – PIG (Paulo H. Amorim), transferir a responsabilidade de deixar de fora a maior cidade da América Latina.
A CBF emitiu o seguinte comunicado:
“Não foram entregues ao Comitê Organizador Local da Copa do Mundo 2014 (COL), por parte do Comitê da Cidade de São Paulo, as garantias financeiras referentes ao projeto do Estádio do Morumbi aprovado pelo COL/FIFA no dia 14 de maio de 2010.
O Comitê da Cidade de São Paulo enviou ao COL um sexto projeto, que não será examinado.
Sendo assim, fica excluído do projeto da Copa do Mundo de 2014 o Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi (Globo Esportes, 2010)”.
Vamos aguardar o pronunciamento do Comitê Paulista para conjecturar sobre os desdobramentos. Sinto um forte cheiro de boicote paulista nessa questão.
Emprego na indústria brasileira sobe pelo 4° mês
sexta-feira, 11 de junho de 2010 09:27 BRT
SÃO PAULO (Reuters) - O emprego na indústria brasileira cresceu pelo quarto mês seguido em abril sobre março, em 0,4 por cento, e registrou o maior avanço desde fevereiro de 2008 na comparação anual, de 3,3 por cento, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira.
Em relação a abril de 2009, todas as 14 regiões pesquisadas tiveram aumento do emprego, com destaque para São Paulo (2,8 por cento), Nordeste (5,8 por cento) e Rio Grande do Sul (4,9 por cento).
Doze setores contrataram em abril. As maiores altas no número de vagas foram de Alimentos e bebidas (4,4 por cento), Têxtil (11,7 por cento) e Máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (7,3 por cento).
No ano, o emprego na indústria acumulou alta de 1,3 por cento.
O número de horas pagas na indústria teve variação positiva de 0,1 por cento em abril sobre março, com ajuste sazonal, e 4,2 por cento contra abril de 2009.
O valor da folha de pagamento real caiu 0,4 por cento mês a mês, com ajuste, após ter crescido por três meses seguidos, e subiu 5,4 por cento na comparação anual.
(Reportagem de Vanessa Stelzer)
E Sardenberg diz que crescer 9% é um risco para o Brasil
De Carlos Alberto Sardenberg, no Jornal da Globo, explicando a hecatombe que se aproxima: o crescimento de 9% do PIB foi anunciado como “surto”, mas não disseram se é ou não contagioso. Notem os verbos e as imagens usadas para transformar uma boa notícia numa terrível ameaça:
“Não é bom e não é um problema só brasileiro. O país quando ele cresce além das suas possibilidades o que acontece? Começa a faltar estrada, começa a faltar porto, começa a entupir os aeroportos, começa a faltar mão de obra, começa a faltar matéria prima, etc. O correto para os bancos centrais, para os governos é não deixar a coisa estourar nesse ponto, é tomar medidas preventivas quando a economia ameaça crescer mais do que pode, que é o caso do Brasil e até o caso da China, que está crescendo mais do que pode lá no esquema deles, né?” (Fonte: Vi o Mundo).
Para se divertir com o vídeo, clique aqui.
Começa Hoje
Começou a Copa do Mundo de Futebol. Sócrates, ele mesmo!, o doutor que muitas alegrias nos deu acha que o Brasil sai já na primeira fase. Ao que me parece, ele está naquele time que torce contra. Contra o Dunga, por sua antipatia, contra o fato de não terem convocado o Ganso, o Newmar... Pena! Podemos mostrar que somos um povo que torce a favor, que gostamos de futebol. Essas discussões sobre convocações, modo de jogar, deviam ficar para para um outro momento.
Estou na torcida a favor.
- Colocado assim, a resposta vai fazer com que adversários meus coloquem como manchete no jornal: Lula não quer que a seleção ganhe o título. Obviamente que eu prefiro que o candidato que eu apoio ganhe as eleições porque estou pensando é no Brasil nos próximos quatro, nos próximos oito anos. Mas obviamente que a seleção vai ganhar porque não temos muitos adversários, não tem muita novidade na Copa do Mundo - disse Lula (O Globo on-line).
Hoje pela manhã ia à padaria comprar o desjejum quando me deparei com um grande grupo de pessoas distribuindo panfletos pelo bairro. Estou longe de casa e não tenho como scannear o panfleto para mostrá-lo aqui, mas o farei ao conseguir um scanner para isso.
No panfleto, a título de manifestar sua defesa, Anthony Garotinho faz campanha antecipada, e o que é pior, atribui uma suposta “injustiça” ao governador Sérgio Cabral.
Com o título PERSEGUIÇÃO: A covardia de Cabral contra Garotinho, o panfleto diz que o governador pagou “milhões de reais à Rádio Melodia para tirar do ar o programa ‘Palavra de Paz’, apresentado há mais de dez anos por Garotinho”. Acusa, ainda, o governador de “oferecer dinheiro a prefeitos do interior e comprando deputados estaduais e federais para ficarem ao seu lado. Tudo isso porque ele morre de medo da vitória de Garotinho.”
No verso do panfleto, sob o título “DECISÃO MALDOSA DO TER NÃO TIRA GAROTINHO DAS ELEIÇÕES” a ilação “para muitos analistas políticos, a decisão foi política e favorece Sérgio Cabral, que tem medo de enfrentar Garotinho nas eleições”. Não diz quais analistas políticos disseram isso, até porque não é o objetivo do panfleto. Uma foto do ex-governador e outra de milhares de pessoas provavelmente de um ato em Campos, cidade governada por Rosinha Garotinho, ex-governadora e mulher de Garotinho, com a conclusão de que recorrerão da decisão do TRE e terá de volta o direito de concorrer às eleições 2010 dizendo, “O POVO QUER GAROTINHO DE VOLTA!”
Ao passar pela cidade Queimados, cerca de 10 quilômetros de onde vivo, o panfleto estava sendo colocado nas caixas de correspondências das residências e distribuídas a pedestres. O mesmo aconteceu no bairro Cabuçu, em Nova Iguaçu. Trata-se de uma campanha antecipada. Se Garotinho reconquista o direito de concorrer às eleições ele já terá levado seu nome como candidato a milhares de eleitores fora do prazo para campanha, além de incitar os eleitores contra a reeleição do governador Sérgio Cabral.
Pesquisa encomendada pelo Sindicato Nacional de Marinha Mercante mostra Dilma (44%) 17 pontos de diferença sobre José Serra (27%) e, em terceiro, com 17%, Marina Silva (Ibope in Informe JB).
Para o governo do Rio, Sérgio Cabral (PMDB) lidera com 43%, 22 pontos à frente de Anthony Garotinho (PR), com 21%. Fernando Gabeira (PV) aparece em terceiro com 12%.
Ontem o blogueiro serrista Ricardo Noblat apresentou dados de pesquisa não registrada que já apontava a petista, candidata do presidente LULA, com 5 pontos à frente do tucano.
Está previsto para este final de semana a divulgação da primeira pesquisa encomendada pela Globo Comunicação e Participação S/A junto ao Ibope com 2002 entrevistas. O ninho tucano está com os nervos à flor da pele.