quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Não é o fim do mundo, mas parece

[ Jardim Marajoara, local onde está sendo construídas 500 unidades residenciais.
Pela Rodovia Presidente Dutra, são 5 km até o centro de Queimados. ]

Queimados não é o fim do mundo. Está a 22°.43’00.54” S e 43°.33’18.92” O e está elevado a 34 metros do nível do mar e cerca de 50 km da capital Rio de Janeiro.

É uma cidadezinha pequena, com aproximadamente 138 mil habitantes ocupando uma área de 76.921 km², emancipada pelo plebiscito de 25 de novembro de 1990. Em 03 de outubro de 1992 teve sua primeira eleição e o prefeito eleito Dr. Jorge César Pereira da Cunha tomou posse em 1° de janeiro de 1993.

Para ser bem sincero, o maior patrimônio desta cidade é o seu povo, que é ordeiro, solidário, simpático e trabalhador. O comércio e a indústria instalada ali não é suficiente para uma economia autônoma. A cidade depende muito dos repasses dos governos Estadual e Federal para garantir programas essenciais como saúde e educação.

[ Praça Nossa Senhora da Conceição.Centro da Cidade Queimados ]

Não fosse por seu povo, e pela desgraça que foi o governo municipal de Nova Iguaçu, quando Queimados era distrito desta cidade, eu diria que Queimados não nasceu para pobres, apesar da mais absoluta falta de qualidade nos serviços públicos e ausências de serviços importantes como internet e Tvs a cabo. Esgotamento sanitário não atinge 60% dos domicílios, as ruas em sua maioria falta pavimentação e transporte é um problema crônico.

Mas por que digo que ela não nasceu para abrigar pessoas pobres? Pelo preço dos imóveis. Não sei que diabos pensam os proprietários de imóveis à venda que colocam os preços lá no topo, sem alcance de pessoas não afortunadas. Imaginem que uma casa simples de dois quartos, numa área plana de 150m², serviços precarizados, o imóvel pode vir a custar 120 mil reais. Aliás, uma casa no Parque Pernambuco, que aderiu ao programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, custa 118 mil reais financiado. Ao final do financiamento, o indivíduo terá pago 4 imóveis semelhantes ao que comprou.

Os preços do imóveis numa cidade desprovida de serviços essenciais se equivalem a um apartamento de dois quartos na capital, Rio de Janeiro, onde a oferta de serviços como educação e saúde são geometricamente superiores.

[ Estrada Carlos Sampaio. Acredite. Estamos a menos de 600 metros daPraça Nossa Sra. da Conceição.O calçamento que existia aqui foiretirado há mais de 3 anos para reformae o produto é este. ]

Dois grandes empreendimentos imobiliários estão sendo realizados na cidade. Ambos ficam bastante afastados do centro, o que não seria um problema não fosse as precárias condições das ruas. Mesmo as que tem asfalto estão muito esburacadas e sofrem constantemente com as enxurradas das chuvas que lhes cobrem de terra e pedras trazidas dos morros. Ambos os empreendimentos são do governo federal e ambos oferecem o incentivo do programa Minha Casa, Minha Vida. Resta-nos saber quanto será vendido cada imóvel e se servirão para a população que ganha até 5 salários mínimos, garantindo moradias para famílias menos afortunadas.

Ainda temos muito o que discutir sobre financiamento de imóveis pela Caixa Econômica Federal, mas isso fica para um outro momento. Neste, quero ficar apenas com a inacreditável sobrevalorização de imóveis nesta pacata cidade da Baixada Fluminense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário