sábado, 5 de dezembro de 2009

BLOGUEIROS CONTRA A
.
IMPRENSA PODRE

Uma nova forma de fazer jornalismo, já apelidada de "porcalismo", está sendo combatida de todas as maneiras pelos blogueiros do país.

Na semana passada o blogueiro Eduardo Guimarães (Cidadania.com) convocou uma manifestação em frente à sede do jornal Folha de São Paulo para protestar pelo péssimo jornalismo que vem praticando, publicando cartas que difamam a imagem do presidente LULA e manipulando informações com claras intenções de promover um combate ao governo do PT.

A manifestação ocorreu neste sábado (5/12), às 10 horas, e contou com a presença de cerca de 100 manifestantes. Além do blogueiro que leu um manifesto, outros se manifestaram publicamente.

Foi um protesto espontâne, pacífico e com um objetivo claro: mostrar que a Folha de São Paulo, a Veja, o Estadão, o UOL, Organizações Globo, como importantes veículos de informação nacional, não deviam fazer o porcalismo que vem fazendo.

Já um outro (Antonio Arles) foi admoestado recentemente por uma representante do escritório de advocacia que defende o grupo Folha (Folha de São Paulo e UOL). Uma comunicação extra-judicial pedia que o blogueiro retirasse da internet mensagens de campanha para que assinantes cancelem as assinaturas de ambos os veículos. O Blog no Mello escreveu em seu artigo publicado hoje (5/12):
O Grupo Folha não vê problema em expor uma ficha falsa da ministra da Casa Civil e candidata do presidente Lula a sua sucessão, Dilma Roussef, na primeira página de um domingo, acusando-a de participar de ações terroristas. Não vê problema também em abrir uma página inteira para Cesar Benjamim expor seus fantasmas político-sexuais (à espera de um Wilhelm Reich) e acusar o presidente Lula de estuprador. Acha também perfeitamente natural chamar de ditabranda a ditadura que sequestrou, torturou e matou inúmeros brasileiros. Mas a Folha e o UOL não gostam de virar vidraça (Blog do Mello, 2009).
Eu não sei se a campanha é legal ou não. Da mesma forma que eles fazem campanha para obter assinantes, àqueles que se opõem, a meu ver, tem o direito de fazer campanha contra. Não é só uma questão de domocracia não. É, também, uma questão de cidadania. Publicar inverdades, como a tal carta de um tal César Benjamim, cheia de mentiras sórdidas, e, assim como diz Mello, um falso dossiê contra uma pessoa pública por questões eleitorais, nos dá o direito de dizer para as pessoas que esses órgãos são mentirosos e não merecem a atenção que buscam. Se eles têm o direito de, em nome do porcalismo que fazem, publicar o que querem, por que não temos o direito de manifestar nosso descontentamento fazendo uma campanha contrária à esse tipo de jornalismo?

Como blogueiro e jornalista, as imagens estão aí, não é meu interesse fazer campanha contra, mas informar aos visitantes do Blog que há uma campanha corrente na blogosfera (Será que não tenho o direito de informar sobre isso também?), que provoca uma inquientação nos veículos que deturpam as informações.

Dias desses, eu ouvi no canal de TV do governo federal o LULA falando que a liturgia do cargo não admitia que ele fizesse um julgamento das pessoas públicas e, portanto, as imagens de corrupção do mensalão DEMOCRATAS não falavam por si. Ora, o que LULA disse é que não pode dar um veredicto antes do final das investigações, mas todos esses canais já citados, tentaram passar para o público em geral que LULA tentava inocentar o governador Arruda. Isso é uma fraude! Um abuso! E não temos o direito de protestar contra esse porcalismo? Sei não. Acho que eles não entenderam que as mudanças em curso exige uma postura mais racional. Afinal, eles já não estão mandando como mandavam antes de LULA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário